quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Vitamina D em níveis baixos, estão associados com o risco aumentado de disfuncão cognitiva."


Uma nova análise usando usando dados da pesquisa Third National Healt and Nutrition Survery ( NHANES III), demonstrou que a deficiência de vitamina D está associada com o risco aumentado para impedimento cognitivo em idosos americanos.
Os achados vão de encontro ao que foi observado em um segundo relato do mesmo grupo em uma análise diferente,mostrando que baixos níveis de vitamina D estavam associados com declínio cognitivo subsequente durante os seis anos de seguimento.
Tomadas em conjunto, parece que "níveis baixos de vitamina D são genuinamente ruins para o cérebro", disse o autor da pesquisa David J. Llewellyn, PhD, da University of Exeter Península Medical School, no Reino Unido.
"Essa é a razão por estarmos tão entusiasmados, porque suplementos de vitamina D são muito comuns e é claro que podemos fazer algo em relação a isso."
A esperada epidemia de demência com o envelhecimento da população já está começando a aparecer, ele disse, e apesar de serem necessárias estratégias de longo prazo, estudos que possam ter um retorno de curto a médio prazo são urgentemente requeridos imediatamente.
Nesse cenário, estudos sobre o uso da vitamina D para a prevenção pode ser uma estratégia promissora, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário