terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"Cresce interesse da ciência pela felicidade, diz antropóloga."


"Somente nos últimos 6 meses, foram divulgados 27.335 estudos e artigos publicados em revistas cientificas abordando de aspectos bioquímicos até aspectos psicológicos sobre felicidade, afirmou a antropóloga e psicóloga Susan Andrews.
Susan, que é responsável pela implantação no Brasil de programas baseados no conceito de Felicidade Intima Bruta (FIB), disse que o interesse da ciência pela felicidade é crescente.
Com base nesses estudos, Susan afirmou que pessoas mais felizes tem sistemas imunológicos mais fortes, tem melhor desempenho no trabalho, adoecem menos, vivem mais e tem casamentos mais sólidos.
"A depressão se tornou uma das principais doenças da sociedade contemporânea. São esses os principais fatores que tem motivado a investigação científica, uma vez que um maior conhecimento sobre o que constitui a felicidade e como media-los permitirá construir políticas mais eficientes com reflexos positivos sobre a saúde pública", disse.
Susan explicou que, na bioquímica do corpo humano, uma das substâncias associadas à felicidade é o hormônio cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais.
Pessoas felizes tender a ter 32% menos cortisol. Em contra partida o hormônio é encontrado em abundância em pessoas com alto nível de estress.
"É preciso ter consciência de que quando uma pessoa está infeliz, seu fígado está infeliz, seu estômago está infeliz, sua pele está infeliz. Os reflexos negativos se espalham pelo corpo todo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário