quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Stress crônico promove a dependência da rotina"


A equipe de investigadores foi coordenada por Rui Costa e Nuno Souza, do Instituto de Investigação em Ciências da vida e da saúde, da Universidade de Minho em Portugal.
O estudo conclui que sob stress, o individuo tem maior tendência "para se orientar por hábitos em vez de executar ações por objetivos.
Durante 2 anos em que se realizou o estudo, os investigadores chegaram à conclusão de que o "stress cronico causa mudanças estruturais no cérebro". Os neurônios ficam atrofiados na zona do córtex pré-frontal, e hipertrofiados nos circuitos responsáveis pelos hábitos (no estriado dorso-lateral). Isto não acontece apenas durante o período de stress, mas também depois.
Nesta situação " uma pessoa em vez de executar ações tendo em vista determinado objetivo, fica mais dependente dos hábitos".
Para os pesquisadores isso tem um lado bom e um lado ruim.
O lado bom é que" o cérebro utiliza estratégias automáticas para evitar o colapso", ou seja, é uma resposta adaptativa ao stress. É ruim "quando se tem que tomar uma decisão e fazer adaptações constantes.
Outros estudos sobre os efeitos do stress para o fator emocional e de memória, já havia sido realizado, entretanto, este estudo aborda a questão de outra forma.
"O hábito é memória e a ação intencional também recorre a memória."
O que se pensa aqui é que pode haver uma competição entre as memórias. Mas não é um problema de memória.
Esta conclusão poderá, ter impacto na etiologia de várias patologias neurológicas e psiquiátricas, diagnosticadas muitas vezes como perturbação de ordem obsessivo-compulsivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário