sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"O que é Anosognosia?"

"Paralisado, eu? Doutor do que está falando?" Quando um paciente vítima de um derrame, protesta, apesar da óbvia paralisia de algum membro, o diagnóstico quase sempre é anosognosia.
Estas vítimas não movem ou o fazem com dificuldade, certos membros devido à lesão nos centros motores cerebrais, mas não tem consciência de sua deficiência. Se alguém as alerta sobre o fato, elas muitas vezes acham que não é o seu braço que está inerte, pendurado ao lado do corpo.
A neuropsicóloga Anna Berti, da Universidade de Turin, estudou a origem neuronal da síndrome. Como já se sabe há tempos, ela surge em lesões no hemisfério cerebral direito. Este não apenas guia o lado esquerdo do corpo, mas também nossa percepção espacial.
Berti e seus colegas compararam o imageamento cerebral de 30 pacientes paralisados- 17 deles negavam qualquer incapacidade corporal. Suas lesões cerebrais, muitas vezes se adicionavam àquelas de pacientes que sofriam "apenas", de distúrbio de atenção, mas atingiam mais intensamente as áreas pré-motoras. Essas áreas, acredita Berti, continuam gerando sinais motores subliminares que dão ao paciente a ilusão de um sistema motor em funcionamento. Por sorte, a anosognosia logo se dissipa: como se o cérebro percebesse sozinho que alguma coisa não está certa.

4 comentários:

  1. Alô Dra,. Maria, Sou do R. Grande do Sul, pesquisando sobre a Anosognosia descobri o seu blog e a descrição da doença, sob outro aspecto, tinha essa doença como um esquecimento temporário ou quando se é interrompido no assunto, se perde a sequência dele. Porém gostaria de perguntar se uma coisa tem a ver com a outra e se existe tratamento para a questão que lhe relatei, pois esse aspecto tem acontecido comigo com frequência. Me perco nos raciocínios quando sou interrompido ou quando me distraio. Isso tem me perturbado e me causado constrangimentos. Qual o caminho a seguir? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Idem,tenho os mesmos sintomas e esqueço ao que fiz e li, com uma rapidez incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é anosognosia, mas, sim, uma amnésia. Sugiro que busque um Neurologista assim que possível!

      - Estudante de Medicina, Monitor de Neurologia

      Excluir
    2. Eu também tenho esse problema desde criança.Tem conseguido algum tratamento?

      Excluir