terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"Treinar mentalmente uma tarefa é tão eficaz quanto executa-la mentalmente."


Será o "treinamento imaginário" tão eficaz quanto o treinamento das habilidades manuais?
Sim é. É o que demonstrou uma pesquisa feita na Escola Politécnica Federal de Lousanne, na Suiça.
Elisa Tartaglia e seus colegas, demonstraram que o aprendizado perceptual-aprender pela exposição repetitiva a um estímulo- pode ocorrer por meio da imaginação e ser tão eficaz quanto trabalhar diretamente com a coisa real.
Os resultados publicados no último exemplar da revista científica "Current Biology", sugere que pensar repetidamente sobre algo, pode ser de fato tão bom quanto executar de fato a tarefa.
"Depois de treinados, os radiologistas são capazes de detectar anomalias nas imagens médicas que são extremamente difíceis de ver por pessoas não treinadas", explica Tartaglia. "Os resultados do nosso estudo propõe que o treinamento por imagens mentais, ou seja, visualizar mentalmente repetidas vezes a anomalia que se quer detectar seria suficiente para tornar alguém capaz de detecta-la de fato".
O que os pesquisadores suíços demonstraram é que o aprendizado perceptual também ocorre na falta de estimulação física, dispensando as conexões nervosas que se acreditava estar na base da fixação do aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário