sábado, 5 de dezembro de 2009

"Consumo frequente de maconha está associado a um risco elevado de esquizofrenia."


O consumo de maconha de alta potência e com uma frequência diária, aumenta até seis vezes o risco de doença psicótica, como a esquizofrenia, conclui um artigo científico publicado no "Britsh Journal of Psychiatry".
Há muito que as investigações se debruçam sobre as causas das psicoses, principalmente sobre os fatores genéticos ou sociais e o consumo de drogas. A novidade deste estudo é a demonstração de que a potência da maconha consumida e a frequência da sua utilização aumentam o risco de desenvolvimento de doenças psicóticas.
"O uso diário de maconha mais potente aumenta até seis vezes o risco de uma doença psicótica, como a esquizofrenia ou outras semelhantes", explicou o psiquiatra Tiago Reis Marques, do Hospital da Universidade de Coimbra.
O passo seguinte da equipe que Tiago integra, será continuar a pesquisar como é que a maconha atua no cérebro para que surjam sintomas psicóticos (delírios, paranóia, alucinações, sintomas de perseguição), e como é que a droga se combina com fatores genéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário