terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Existe uma relação entre o grau de sofrimento de um torcedor em um jogo e seu grau de satisfação".


A maior satisfação possível para um torcedor que está assistindo seu time jogar, só vem após uma forte dose de medo da derrota em uma intensidade que se aproxima do desespero.
Pesquisadores da Universidade do estado de Ohio, nos EUA, estudaram torcedores de dois times universitários que disputavam a final do campeonato anual. Eles descobriram que os torcedores do time vencedor que achavam mais emocionante e mais sensacional eram os mesmos que, no decorrer do jogo, tinham quase certeza de que seu time iria perder.
"Você não pode querer ficar de bom humor no decorrer do jogo todo se quiser realmente desfruta-lo, explica Silvia Knobloch. "nós descobrimos que as emoções negativas desempenham um papel fundamental na intensidade com que curtimos os esportes", diz a co-autora do estudo que será publicado na edição de Dezembro no periódico Journal of Communication.
Os resultados demonstram que as emoções negativas sentidas no decorrer do jogo são essenciais para determinar, ao final, o quanto cada torcedor curtiu de fato o jogo.
Os pesquisadores acreditavam que as emoções positivas e negativas experimentadas durante o entretenimento cancelavam umas as outras. Mas esta pesquisa sugere que emoções positivas e negativas agem independentemente e contribui conjuntamente para a sensação da diversão.
"Você precisa de emoções negativas de pensar que seu time vai perder para atingir o nível de nervosismo e excitação", explica Silvia. "Seu time vence, toda a tensão negativa é repentinamente convertida em energia positiva, que colocará você em um estado eufórico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário