quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"Relação entre tabagismo e escolaridade no Brasil."


Um estudo foi publicado na revista Saúde pública (online), 2009, VOL.43, faz uma análise entre a prevalência de tabagismo e uso acumulado de cigarro de cigarro na vida e fatores associados.
Foram analisados dados referentes aos 54.369 indivíduos com idade menor ou igual a 18 anos, entrevistado pelo sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças cronicas por inquérito telefônico (VIGITEL), realizado nas capitais brasileiras e Distrito Federal em 2006.
Como resultado foram obtidos os seguintes dados:
-No Brasil, a prevalência de tabagismo foi significativamente maior entre homens e mulheres com baixa escolaridade. Esta diferença diminui com a idade ou se inverteu entre os mais idosos.
Observou-se a diminuição de risco de ser fumante para a população de maior escolaridade, independentemente do número de pessoas e de cômodos por domicílio.
Conclusão: Confirmou-se haver maior concentração de fumantes na população de menor escolaridade, principalmente entre homens mais jovens. É necessário compreender melhor a dinâmica da epidemia de tabagismo para adequar medidas preventivas específicas para indivíduos conforme idade e estrato social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário