domingo, 20 de dezembro de 2009

"Variação de estrogênio controla humor."


Mulheres tem o dobro de chance de homens de desenvolver depressão.
Níveis baixos ou desregulados de hormônios podem gerar depressão em ambos os sexos, e há muito tempo se suspeita dos efeitos de deficits de estrogênio em mulheres.
Agora, uma revisão de estudos realizados nos últimos 30 anos sobre o tema indica que o problema talvez não esteja exatamente nos baixos níveis de estrogênio, mas nas bruscas oscilação de hormônio.
Os níveis de estrogênio geralmente mudam bastante durante a puberdade e a menopausa, assim como ao longo do ciclo reprodutivo mensal das mulheres. Em cada uma das circunstâncias, quando há alteração dos níveis de estrogênio, aumenta a chance de a mulher sofrer de depressão, segundo a pesquisadora canadense Stephanie L. Douma, de Otawa, que realizou o estudo de forma independente.
Douma diz que os médicos que tratam mulheres com grande variação de humor podem não estar levando em conta as flutuações hormonais. O estudo também tem implicações para as terapias de reposição hormonal que muitas mulheres fazem durante ou depois da menopausa.
Douma espera que estas descobertas levem a mais pesquisas sobre os melhores modos de regular os níveis de estrogênio e incentivem os médicos a monitorar os níveis de hormônio das pacientes. Essas medidas, segundo ela ajudarão a manter sob controle a depressão associada ao estrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário