domingo, 13 de dezembro de 2009

"Córtex e hipotálamo decifram a ironia."


"Não vá cansar demais!", diz o patrão ao empregado. É um conselho autêntico ou observação sarcástica sobre uma cronica falta de vontade de trabalhar? A resposta depende do comportamento do empregado. Mas do que depende, do ponto de vista neuropsicológico, a capacidade de compreender uma piada sarcástica?
Os pesquisadores do centro Rabam, de Haifa, em Israel, compararam 3 grupos: no primeiro havia 25 pessoas com dano no lobo pré-frontal; no segundo, 16 com dano no lobo posterior; e por fim, um grupo de 17 pessoas sãs.
Os testes de compreensão linguística demonstraram que o primeiro grupo tinham grande dificuldade em distinguir quais frases eram sarcásticas, problema ainda mais grave nos indivíduos com dano no núcleo hipotalâmico ventro-medial.
Os resultados comprovam os atuais conhecimentos sobre a capacidade cognitiva. O córtex pré-frontal está, de fato, envolvido nos processos de elaboração da linguagem, enquanto o núcleo ventro-medial supervisiona a personalidade e o comportamento social. Portanto, captar o sarcasmo requer tanto a capacidade de compreender linguisticamente as frases quanto a de identificar as emoções de quem as pronuncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário