quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"Dinheiro só traz felicidade se comprar experiências, e não bens materiais."


Será que o dinheiro pode nos fazer mais felizes se nós o gastarmos nas compras corretas? Um novo estudo sugere que são as experiências do ato de comprar, e não a posse material daquilo que se compra, que se leva a uma maior felicidade, tanto para o comprador, quanto para as pessoas à sua volta.
O estudo demonstra que uma compra que produz uma experiência, como uma refeição ou ingressos para um teatro, resultam em um aumento de bem estar porque ela satisfaz necessidades de ordem elevada, especificamente a necessidade por conexões sociais e a vitalidade, um sentido de estar vivo.
"Estas descobertas dão suporte a uma extensão da teoria das necessidades básicas, que estabelece que as compras que aumentam a satisfação de necessidades psicológicas irão produzir um maior bem estar", explica Ryan Howell, professor de Psicologia da Universidade Estadual de San Francisco (EUA).
Durante a pesquisa foi pedido aos participantes para escreverem reflexões e responder questões sobre suas compras recentes. Os participantes indicaram que as chamadas "compras experenciais" representavam uma forma melhor de gastar o dinheiro e maior felicidade para eles próprios e para os outros à sua volta. Os resultados também indicam que a experiência produz mais felicidade qualquer que seja a quantia de dinheiro gasta ou renda do consumidor.
As experiências também levam uma maior satisfação a longo prazo.
"Experiências compradas oferecem uma memória capital", diz Howell. "Nós não tendemos a ficar entediados com memórias felizes como ficamos com objetos materiais".

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