sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Aprender cria novas conexões entre neurônios"


A revista Nature, publicou o artigo que demonstra as novas conexões entre neurônios que começam a se formar logo após o aprendizado de uma nova tarefa.
A pesquisa envolveu observação detalhada do processo de alteração nas ligações nervosas entre os animais que ocorre no cérebro durante a aprendizagem motora. os pesquisadores estudaram camundongos que foram condicionados a se deslocar por uma passagem em uma gaiola para alcançar sementes. Foi observado um rápido crescimento das sinapses, as estruturas que formam conexões entre neurônios no córtex motor, a parte do cérebro que controla os movimentos oculares.
"Verificamos uma formação robusta e quase imediata de sinapses, menos de 1 hora após o início do condicionamento", disse o coordenador da pesquisa Yi Zuo, professor da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, EUA.
"Trata-se de um processo de remodelagem por meio do qual as sinapses que se formam durante o aprendizado se consolidam, enquanto outras se perdem. A aprendizagem motora imprime uma marca permanente no cérebro. Quando aprendemos a andar de bicicleta, por exemplo, uma vez que a memória motora é formada, não esquecemos o que foi aprendido. O mesmo ocorre quando um camundongo aprende uma nova habilidade motora: o animal aprende como fazer e não esquece mais", explicou Zuo.
"Compreender a base da formação de memórias de longo prazo é um desafio importante para a neurociência, com implicações no desenvolvimento de terapias que possam auxiliar pacientes na recuperação de habilidades perdidas em acidentes ou um derrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário