domingo, 27 de dezembro de 2009

"Oito dicas para não perder a memória."


"Embora com o envelhecimento, a memoria fique naturalmente mais lenta, é cada vez maior o número de jovens e adultos que se queixam de certa dificuldade de relembrar fatos. Isso porque a nossa memória, hoje em dia, é mais exigida, já que temos múltiplas atividades", disse o chefe do setor de Neurologia do Comportamento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Bertolucci, coordenador do Instituto de Memória.
Em outras palavras, a culpa por tantas falhas no nosso arquivo de dados é o estilo de vida moderno.
Como temos acesso a muitas informações e somos obrigados a desempenhar diversas tarefas ao mesmo tempo, não conseguimos dar a atenção necessária a cada uma delas. Assim, o processo de memorização fica prejudicado logo no início, por causa da sobrecarga.
Para entender melhor porque esses lapsos acontecem, vale saber mais sobre o funcionamento do nosso mecanismo de lembranças. "A memória se desenvolve em 3 estágios, começando pela codificação, que é o processo de atribuir um significado ao que se está vendo, ouvindo, ou de alguma forma vivenciando, para depois, relacionar isso com experiências prévias. Num segundo momento, ocorre o armazenamento, que é um processo não consciente de reensaiar a informação, para que se estabeleça um traço de memória no cérebro. Por último acontece a recuperação que é o acesso à informação guardada na mente, quando este resgate se faz necessário", afirmou o neurologista.
Felizmente existe maneiras de melhorar o armazenamento de dados em nosso cérebro, tornando mais eficiente todo o esquema de processamento de informação.
Confira a orientação do especialista
1) Adotar bons hábitos alimentares, no dia a dia, é um dos cuidados que faz toda a diferença. Isso porque doenças como pressão alta, diabetes e alterações do colesterol oferecem um grande risco às estruturas cerebrais, fundamentais para o bom funcionamento da memória. "Os cuidados na dieta devem estar orientado no sentido de previnir e/ou controlar problemas deste tipo, que evoluindo podem levar a lesões cerebrais importantes", disse o especialista. Bertolucci também recomenda a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, como o salmão. "Eles funcionam como antioxidante e, portanto, reduzem as taxas de lesões de neurônios", afirmou.
2) Fazer exercícios físicos regularmente também é uma medida para combater os esquecimentos que atrapalham a rotina. Além de ajudar a previnir as complicações decorrentes da obesidade e os males diretamente relacionados a ela- entre eles o AVC- a atividade melhora a circulação cerebral e ainda inibe a deposição de uma proteína que caracteriza o Mal de Alzheimer.
3) Investir em atividades intelectuais variadas, por outro lado, é uma maneira de exercitar a mente. Ler, ir ao cinema, aprender a tocar um instrumento são alguns exemplos de atividades que ajudam a manter a memória na mais perfeita forma. "As atividades intelectuais permitem estabelecer uma melhor reserva cognitiva, pois provocam uma maior concentração de sinapses de ligação entre os neurônios no cérebro", disse Bertolucci.
4) Apostar no convívio social também pode ser um excelente remédio para quem anda mais do que esquecido, a interação pressupõe disponibilizar certo tempo para estar em contato com amigos e familiares.
5) Dormir as horas suficientes para sentir-se realmente descansado é outro bom hábito para ajudar a preservar as recordações. Afinal enquanto descansamos, o cérebro também trabalha, inclusive para dar conta de consolidar a memória, armazenando as informações recebidas ao longo do dia.
6) Controlar o stress também significa interferir positivamente no processo de memorização, melhorando a atenção, que é um pré-requisito para o armazenamento de dados em nossa mente. Investir em atividades de lazer e exercícios de relaxamento podem ser , portanto, alternativas para blindar-se contra as preocupações exageradas e o nervosismo que desestabilizam corpo e mente.
7) Memorizar mais, em situações de rotina, pode ser uma das estratégias para treinar o cérebro, aumentando sua eficiência. Tente se lembrar de números de telefones, que costuma discar, do que precisa comprar na feira. Outra maneira de desafiar a mente é adotar passatempos como o xadrez e as palavras cruzadas. Porém não basta realizar as duas atividades de forma mecânica.
8)Evitar alguns medicamentos pode ser outra saída para os impasses em relação ao armazenamento de dados importantes. "Tranquilizantes, hipnóticos e alguns anti-depressivos podem interferir na atenção prejudicando, portanto, a memória", disse o neurologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário