sábado, 5 de dezembro de 2009

"Chocolate preto ajuda a diminuir stress"


Comer chocolate preto ajuda a diminuir os níveis de stress, sugere um estudo publicado no "Journal of Proteome Research".
A ansiedade e o stress podem provocar várias alterações no estado físico e emocional, o que, a longo prazo, pode também ter consequências graves para a saúde das pessoas.
Para o estudo, os pesquisadores da Nestle Research Center, em Lausanne, Suíça, contaram com a participação de 30 adultos saudáveis os quais foram convidados a ingerir 2 doses diárias de 20gr. de chocolate preto durante 14 dias.
Através da análise de questionários preenchidos pelos participantes e que avaliaram o seu estado psicológico, eles foram classificados como tendo baixos ou elevados sinais de ansiedade.
Adicionalmente e como forma de analisar a resposta metabólica, foram também colhidas e examinadas, através de técnicas de ressonância magnética nuclear e de espectrometria de massa, amostra de urina e sangue dos participantes 3 dias antes do início do estudo, na metade e no final de 2 semanas que compreendeu o estudo.
Este estudo revelou que os indivíduos que tinham sinais mais elevados de ansiedade apresentaram um perfil metabólico distinto, indicativo de diferença na homeostase energética, metabolismo hormonal e atividade microbiana no intestino.
Os pesquisadores concluíram que a ingestão diária de cerca de 40gr. de chocolate preto durante 2 semanas reduz os níveis dos hormônios envolvidos na sensação de stress nos indivíduos que estão submetidos a elevados níveis de ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário