quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"A relação entre o consumo de drogas e a doença mental."


Os especialistas António Palha, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e Catarina Iglésias, psiquiatra, realizaram um estudo na Casa de saúde do Bom Jesus, em Braga, Portugal, para pesquisar quais doenças mentais estão, mais associadas ao consumo de drogas.
A primeira fase de investigação, ocorreu entre 2004 e 2009, e envolveu 162 doentes, dos quais 115 homens, com uma média de idade de 36 anos, sendo o número médio de anos do consumo de substâncias de 15.58 e a média de idade de início do consumo de 20 anos de idade.
Dos 165 doentes analisados, 72 apresentavam depressão, 46 esquizofrenia e 20 perturbação de personalidade, entre outras doenças psiquiátricas. No que diz respeito às dependências, 67 eram consumidores de heroína, 31 de cocaína e heroína, 16 de alcóol e heroína, 15 de alcóol e 10 apresentavam dependência de heroína, cocaína e alcóol.
O psiquiatra António Palha declarou que "pessoas com doença mental severa estão em maior risco de desenvolver uma perturbação pela utilização de droga do que a população em geral."O especialista aconselha, por isso, que os toxicodependentes sejam devidamente avaliados para verificar se t~em ou não perturbações de personalidade, lembrando que "de modo geral, a toxicodependência acaba por nascer em pessoas com personalidade um pouco anômalas ou então por virtude de um comportamento irregular que a própria droga conduz, um comportamento marginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário