domingo, 17 de janeiro de 2010

"O hormônio da resiliência."


Que características biológicas fazem uma pessoa mais ou menos resistente às adversidades da vida? Com essa pergunta em mente e certo de que a resposta a ela pode ajudar muitas pessoas a superar o sofrimento psíquico, pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, chegaram ao hormônio deidropiandrosterona, mais conhecido como DHEA, secretado pelas glândulas adrenais em resposta ao stress.
O estudo foi realizado com soldados americanos que participaram de um curso militar de qualificação para combater debaixo dágua, seguindo de exames altamente estressantes devido a exercícios radicais de mergulhos noturnos.
Os participantes foram avaliados, antes e depois do curso e da prova, por questionários psicológicos e medidas da concentração sanguínea de DHEA. Os resultados mostraram que, ao final do exame, aqueles com níveis mais elevados do hormônio se apresentavam mais tolerantes ao stress físico e psicológico.
Pesquisas com animais já haviam apontado que o DHEA agem em receptores do hipocampo, região cerebral muito sensível aos efeitos negativos do stress. Segundo os autores do estudo publicado na revista Biological Psychiatry, os resultados abrem a perspectiva de que, no futuro, drogas similares à DHEA possam ser usados para proteger soldados do intenso desgaste de operações militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário