segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"O papel da cultura no desenvolvimento cognitivo das crianças."


Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, estudaram crianças de 3 a 9 anos de 4 países mais pobres: Belize, Quênia, Nepal e Samoa, que vivem em comunidades tradicionais distante das facilidades da tecnologia. Elas foram comparadas a crianças voluntários, da mesma faixa etária, acostumados ao estilo de vida ocidental moderno (eletrecidade, automóveis, televisão, internet etc...).
Os resultados mostraram cientificamente aquilo que os cientistas interessados em obter pistas importantes sobre as consequências psicológicas da globalização, já desconfiavam; cada cultura estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas que mais valoriza. Mas não foram constatadas diferenças significativas da capacidade intelectual entre os participantes do estudo.
As crianças mais expostas ao recurso tecnológico se saíram melhor em alguns tipos de testes de memória e cálculo. Já as que viviam em comunidades tradicionais exibiram habilidades sociais, como tolerância, mais bem desenvolvidas.

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