sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"Cefaléia e enxaqueca."


A cefaléia, ou dor de cabeça, é um sintoma muito comum, embora as causas sejam pouco conhecidas.
A cefaléia mais comum é chamada de tensional. A dor tende a ser constante, e em geral são causadas por stress, que retesa os músculos do pescoço e do couro cabeludo. Acredita-se que essa condição, estimule os receptores de dor nessas áreas, e os impulsos dolorosos seriam enviados ao córtex sensorial.
Outro tipo de cefaléia é chamada de cefaléia em salvas. Ela ocorre em séries de episódios relativamente curtos, mas de dor severa e frequentemente lancinante. Embora a causa seja desconhecida, especula-se que exista um envolvimento de uma atividade anormal de neurônios no hipotálamo. Em geral, ela afeta um lado da cabeça e é centralizada na área dos olhos.
A enxaqueca, é uma dor de cabeça intensa, em geral, pulsátil, e é agravada pelo movimento e frequentemente é acompanhada de alterações sensoriais e náuseas. Ela é classificada em classica, que é precedida de aura, rigidez, formigamento e dormência; dificuldade na fala e má coordenação motora, e em comum, onde não há aura.
Nos tipos de enxaqueca, pode haver um estágio chamado pódromo, que é caracterizado pela dificuldade de concentração, mudanças de humor, cansaço ou energia em excesso.
A principal causa da enxaqueca é desconhecida, mas foram identificados alguns fatores externos que podem desencadear as crises:
-fatores dietético, como refeições irregulares, alimentos específicos e desidratação
-fatores físicos, como cansaço e mudança hormonal
-emocionais, como stress e choque
-ambientais como mudança de clima e ar abafado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário