sábado, 23 de janeiro de 2010

"Distúrbios do espectro autista."


Os distúrbios do espectro autista, são um conjunto de transtornos de desenvolvimento, caracterizado especialmente pelos problemas de comunicação, relações sociais e a existência de comportamentos repetitivos.
Dentro deste espectro dois tipos são principais: o autismo clássico e a Síndrome de Asperger.
O autismo costuma aparecer antes dos 3 anos de idade e compromete regiões muito importante para o desenvolvimento: as habilidades sociais, de comunicação e de comportamento.
Em geral a criança não atende ao chamado de seu nome, evita contato visual e físico, quando desenvolve a fala, o ritmo ou o tom é anormal, faz movimentos repetitivos e desenvolve rotinas específicas e demonstra um incomodo muito grande, quando elas são mudadas.
Por volta de 50% delas tem dificuldade de aprendizado, no entanto, algumas tem grande habilidade em determinada área como por exemplo, na área da matemática, e são chamados de síndrome de savant.
Outro tipo, dentro do espectro seria a Síndrome de Asperger, que apresentam basicamente os mesmos sintomas, mas com menos intensidade.
Não há cura para os distúrbios do espectro autista, e o tratamento é baseado em educação de apoio para ajudar a criança a alcançar seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário