terça-feira, 17 de agosto de 2010

"A relação entre a maconha e à psicose."


Estudo realizado na Holanda, e conduzido pela psiquiatra Cécile Henquet, demonstra que a maconha apressa o surgimento, e agrava os sintomas, de doenças mentais como a esquizofrenia.
No estudo, um grupo de médicos avaliou o comportamento de 80 usuários da droga ( 42 deles portadores de distúrbios psicóticos, como a esquizofrenia). Eles foram acompanhados por 6 dias. A cada 85 minutos, tinham que responder a um questionário sobre em que estágio do efeito da droga se encontravam e qual era o seu estado de espírito naquele momento. Nos usuários com psicose, os efeitos colaterais da maconha, como as alucinações, continuaram a se manifestar e até se intensificaram após- e não apenas durante- o período ativo da droga.
O estudo concluiu que os pacientes esquizofrênicos são mais sensíveis aos efeitos da maconha.
"Embora o uso da droga tenha também seus efeitos positivos nos pacientes com esquizofrenia, como a perda da timidez, após horas de consumo as manifestações psicóticas aparecem em escala aumentada. Por isso, a exemplo do que concluiu um recente estudo americano, podemos sugerir que o consumo de maconha antecipa a manifestação da esquizofrenia", disse Cecíle.

Um comentário: