quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"Neurocientista brasileiro recebe prêmio."


Miguel Nicolelis, é o primeiro pesquisador brasileiro a ganhar o mais importante incentivo americano da área de biomedicina.
Ele é professor da Universidade Duke, e é um dos ganhadores do prêmio Director's Pioneer Award, oferecido pelo programa de apoio a pesquisas, dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos. O pesquisador receberá o auxilio de $2,5 milhões por cinco anos para expandir o seu trabalho sobre as interfaces entre o funcionamento cerebral e a máquina. O Director's Pioneer Award financia pesquisas consideradas de "criatividade excepcional e com propostas pioneiras", para desafios importantes nas pesquisas médica e comportamental.
Há mais de 20 anos, o cientista estuda os princípios neurofisiológicos básicos que permitem que circuitos neurais de mamíferos produzam comportamentos deflagrados por estímulos sensoriais, motores e cognitivos. Esse conhecimento tem possibilitado a evolução da tecnologia cérebro-máquina, um campo revolucionário, no qual Nicolelis é pioneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário