terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Homens tem sua produção de hormônios aumentada com o nascimento de filho."


Uma pesquisa da Universidade de Bai-Ilan, em Israel, afirma que homens, ao se tornarem pais, passam por um processo de aumento de produção de hormônios semelhantes ao das mulheres que viram mães. Observou-se que os pais também passam a produzir mais neuroquímicos que ajudam a torna-los mais afetuosos, o que auxilia no processo de paternidade.
Os hormônios oxitocina e prolactina são produzidos em maior quantidade na mulher do que nos homens devido a processos físicos ligados à gravidez.
A pesquisa foi feita através da análise dos níveis hormonais de 43 pais, 6 meses depois do nascimento dos seus filhos.
Os cientistas acharam um padrão entre o nível de hormônio e a habilidade dos pais se relacionarem bem com os seus bebês, o que foi analisado através de filmagem da relação interpessoal entre eles. Observou-se que quanto mais hormônios cada homem produzia, melhores eram suas habilidades paternas, na hora de brincar e se comunicar com a criança.
"Esta parece ser uma forma que a evolução encontrou para ajudar a transformar os homens em bons pais assim que eles tem filhos", disse a pesquisadora Ruth Feldman.
"Estes hormônios parecem ter um papel importante na forma como os homens se relacionam com os seus filhos recém-nascidos", completa Feldman.
A pesquisa foi publicada na revista científica Hormones and Behavior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário