quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"Confusão sonora e Dislexia."


Segundo neurocientistas da Universidade Northwestern, nos EUA, crianças com Dislexia tem dificuldade em diferenciar a lingua falada de outros ruídos.
Para eles a raiz do problema está no tronco encefálico: em crianças dislexicas essa área aparentemente não reage bem. Os pesquisadores estudaram 30 crianças com idade entre 8 e 13 anos, das quais metade sofria de distúrbios de leitura.
Os participantes assistiram a um filme escolhido por eles ao mesmo tempo ouviam a sílaba "da" no fone de ouvido. Com a ajuda de eletrodos os pesquisadores registraram a atividade cerebral das crianças.
Em um segundo teste, os voluntários repetiam frases inteiras que lhes eram ditas, e o volume do barulho que estava ao fundo, usado para distraí-los, aumentava gradativamente.
Os resultados foram os esperados: apesar de todas as crianças terem se concentrado no filme, o cérebro dos voluntários sem distúrbio permaneceu a sílaba pronunciada com grande exatidão, fato percebido pela linearidade do padrão do eletroencéfalograma (EEG). Em crianças com dislexia, esse sinal não ocorreu e o desempenho no segundo teste foi pior do que nos demais.
O tronco encefálico funciona como primeiro ponto de conversão de sinais acústicos depois que o ouvido interno transformou as ondas sonoras em impulsos elétricos. Crianças dislexicas aparentemente tem nesse estágio inicial do processamento sensorial problemas relevantes para diferenciar a fala de outros ruídos do ambiente, explica o neurocientista Bharath Chandrasekaran, coordenador do estudo.
Essas descobertas podem explicar os resultados de outros estudos que demonstraram que a dislexia muitas vezes surge associada a uma percepção acústica ruim da fala. Os pesquisadores sugerem que os professores podem ajudar crianças com esse distúrbio: alunos disléxicos deveriam sentar-se na frente do professor para acompanhar melhor a explicação e, em casos mais graves, usar aparelho auditivo adaptado.

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