terça-feira, 31 de agosto de 2010

"A depressão nas megacidades é mais frequente entre os mais jovens".


A revista científica Depression and Anxienty publicou o artigo que revela: a Região metropolitana de São Paulo(RMSP) tem maior taxa de depressão dentro de um grupo de 17 países.
A informação vem da "São Paulo Megacity", pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) que incluiu entre outras ações, entrevistas com 5037 pessoas da RMSP maiores de 18 anos e com as características da população total.
Os pesquisadores constataram que 10,9% dos entrevistados teve ao menos um episódio de depressão no ano anterior à entrevista. A taxa é mais alta que a dos países como: EUA, Alemanha, Colômbia e Ucrânia.
O "São Paulo megacity", foi a parte brasileira de uma pesquisa internacional coordenada pela Universidade de Harvard, EUA, e pela Organização Mundial de Saúde (OMS),o Levantamento Mundial de Saúde Mental"(WMHS, na sigla em inglês). No total,os pesquisadores estudaram 89 mil pessoas de 5 continentes,perguntando sobre os sintomas de doenças psiquiátricas e físicas, entre outros assuntos.
Os dados obtidos pelo WMHS,mostraram que a presença ao mesmo tempo de depressão e doenças físicas é mais comum entre os jovem que entre os idosos.
A FMUSP estimou que a depressão afeta 11,9% das pessoas entre35 e 49 anos da RMSP,a faixa etária mais atingida. Entre os maiores de 65 anos a taxa caiu para 3,9%. Já os jovens entre 18 e 34 anos,a prevalência é de 10,4%.
O país com o segundo maior porcentagem são os EUA. Lá a faixa etária mais atingida (de 18 a 34 anos), tem uma taxa de depressão de 10,4%.Nos idosos a taxa caiu para 2,6%.
"Nossas taxas de depressão estão muito próximas e tem um padrão semelhante dos países desenvolvidos", diz Laura Helena Guerra de Andrade, médica do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Um comentário:

  1. Olá Maria Silvia, tmb sou Psicóloga Clínica e amei seu Blog... Li vários artigos e achei tudo muito interessante. Gostaria de divulgar seu link no meu Blog e se não se importar, postar alguns dos temas abordados, colocando, seu Blog como fonte. Quando tiver um tempinho, visite o meu, será um prazer recebê-la. http://psicologiaautoestimaebeleza.blogspot.com
    Serei sua seguidora e sempre que possível, acompanharei suas publicações! Parabéns pelo lindo trabalho. bj Sandra Tonsa

    ResponderExcluir