sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"Proteína que combate artrite pode reverter o Alzheimer".


Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de South Flórida, afirma que a perda de memória causada pelo Alzheimer pode ser revertida por uma proteína produzida pelo organismo para combater a Artrite. Em alguns casos há reversão completa da disfunção de memória pós tratamento afirmam os cientistas.
O nome da proteína é GM-CSF e está disponível comercialmente como Leukine, uma versão sintética da proteína usada atualmente em tratamentos contra o câncer.
Na pesquisa os cientistas usaram 2 grupos de ratos, um saudável e outro com sintomas de Alzheimer, incluindo perda de memória. Metade dos camundongos foi injetado com GM-CSF, o outro grupo injetado com uma solução salina(placebo). Após 20 dias, os investigadores encontraram que a memória dos ratos injetados com a proteína, tinham melhorado substancialmente, em comparação com os camundongos tratados com o placebo.
Testes em camundongos mostram que a injeção desta proteína é capaz de estimular a remoção dos depósitos deixados pela Doença de Alzheimer no cérebro.
Huntingdon Potter, um especialista em medicina molecular, envolvido no estudo da Flórida, disse:"nossos resultados fornecem uma explicação convincente do porque a Artrite Reumatóide é um fator de risco para a Doença de Alzheimer", de acordo com o Journal of Alzheimer´s Disease.
"Nós ficamos muito espantados que o tratamento tenha revertido a disfunção em 20 dias", disse Tim Boyd, que conduziu o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário