sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Meninos são influenciados negativamente pelos super-heróis atuais."


Uma pesquisa apresentada em um encontro da Associação Americana de Psicologia, afirma que os super-heróis de filmes da atualidade influenciam negativamente os meninos.
Segudo a pesquisa, esses super-heróis promovem um esteriótipo violento e de "machão".
Eles seriam diferentes dos de antigamente, pois não apresentariam um lado mais vulnerável e humano.
O estudo afirma que a única figura masculina alternativa de super-herói da atualidade é a do "preguiçoso", que evita assumir responsabilidades.
A pesquisadora Sharon Lamb, da Universidade de Massachusetts, nos EUA, fez um estudo com 647 meninos de 4 a 18 anos de idade para descobrir o que eles vêem na T.V. e no cinema.
Com sua equipe, ela analisou o impacto que os principais modelos de comportamento masculino tem nos garotos.
"Há uma grande diferença entre os super-heróis de hoje e os heróis de gibis do passado", afirma Lamb.
A pesquisadora diz que, nos personagens do passado, os meninos podiam perceber que - sem roupa de super-herói - eles eram "pessoas normais, com problemas normais e muitas fraquezas". Seria o caso do Super-homem, que tem identidade secreta, com carreira, e que, segundo a pesquisadora, foram criados como reação ao fascismo e para lutar por justiça social.
"O super-herói de hoje é como um herói de ação que pratica violência sem parar. Ele é agressivo, sarcástico e raramente fala sobre as virtudes de se fazer o bem para a humanidade", disse Lamb.
A alternativa a esse super-herói agressivo da atualidade seria o preguiçoso.
"Preguiçosos são engraçados, mas preguiçosos não são o que os meninos deveriam querer ver. Eles não gostam da escola e evitam responsabilidade", afirma Lamb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário