quinta-feira, 1 de abril de 2010

"Pesquisa demonstra que há semelhanças entre dependência de drogas e compulsão por comida gordurosa e calórica."


A pesquisa coordenada por Paul Kenny, do Instituto de Pesquisa de Scripps, na Flórida (EUA), publicada no último domingo na edição on-line da Revista Nature Neuroscience, demonstra que o mecanismo molecular que leva o indivíduo à dependência em drogas é o mesmo que está por trás da compulsão pela comida.
Estes resultados fornecem uma explicação científica para algo que é verificado na prática por pacientes obesos há muito tempo: assim como ocorre com a dependência em outras substâncias, largar o vício por comida não saudável é algo extremamente difícil.
O artigo demonstra pela primeira vez, com clareza, em modelos animais, que o desenvolvimento da obesidade coincide com a deteriorização progressiva do equilíbrio químico em circuitos de recompensa do cérebro.
Conforme estes centros de prazer do cérebro se tornavam cada vez menos sensíveis, os ratos utilizados no experimento desenvolviam rapidamente o hábito de comer compulsivamente, consumindo quantidades maiores de alimento com altos teores de calorias e gorduras, até se tornarem obesos.
As mesmas mudanças ocorreram no cérebro dos ratos que consumiram grande quantidade de cocaína ou heroína. Os cientistas acreditam que esse mecanismo tem um papel importante no desenvolvimento do uso compulsivo de drogas.
De acordo com Kenny, o estudo que durou 3 anos para ser concluído, confirma as propriedades "viciantes" da comida Junk- alimentos não saudáveis com muitas calorias, e muitas gorduras.
Os pesquisadores alimentaram os ratos com uma dieta modelada à partir do típico cardápio que contribui para a obesidade humana- com calorias de fácil obtenção e alta gordura- como salsichas, bacon e cheese-cake. Logo após o início dos experimentos os animais começaram a comer em grande quantidade.
"Eles procuraram sistematicamente o pior tipo de comida. O resultado é que eles ingeriram o dobro das calorias dos ratos do grupo controle. Quando removemos a comida Junk e tentamos coloca-los em uma dieta balanceada, eles simplesmente se recusaram a comer", disse Kenny.
De acordo com a pesquisa o mecanismo de dependência é bastante simples. As vias de recompensa no cérebro foram tão superestimuladas que o sistema basicamente começa a ser "ligado" espontâneamente, adaptando-se à nova realidade da dependência- seja ele a cocaína ou o bolo de chocolate.
O estudo mostra que o consumo exagerado de comida muito saborosa e não saudável é um gatilho para uma resposta neuroadaptativa, semelhante à dependência, nos circuitos de recompensa no cérebro. "Isso leva ao desenvolvimento de uma obesidade e a dependência de drogas", afirma Kenny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário