terça-feira, 13 de abril de 2010

"Os problemas de memória podem apagar os fatos, mas não as emoções."


Um estudo realizado na Universidade de Iowa, nos EUA, traz boas notícias para os amigos e parentes de pessoas que sofrem da Doença de Alzheimer.
Segundo a pesquisa, indivíduos com problemas de perda de memória esquecem uma conversa ou um momento engraçado, por exemplo, mas ainda assim, as suas sensações associadas com as emoções podem permanecer, com a melhoria no bom humor e no bem estar.
Os pesquisadores mostraram à pessoas com problemas de retenção de memória, pequenos filmes alegres e tristes. Embora os participantes não tenham conseguido lembrar o que assistiram, o estudo verificou que eles mantiveram as emoções suscitadas pelos filmes.
Os autores do trabalho afirmam que o resultado tem implicações diretas para os portadores da Doença de Alzheimer.
"Uma simples visita ou um telefonema de algum membro da família pode ter uma influência positiva na felicidade do paciente, mesmo que ele rapidamente esqueça que a visita ou a chamada tenha ocorrido", disse Justin Feinstein, um dos autores do estudo.
Os resultados do estudo vão contra a noção popular de que apagar uma memória dolorosa poderia abolir o sofrimento psicológico. Também reforçam a importância de atender necessidades emocionais de portadores de Alzheimer, que de acordo com estimativas, poderá atingir mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo por volta de 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário