sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Quando o remédio é escrever."


A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Há anos sabe-se a respeito dos benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas além de servir como mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos.
Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com AIDS e até mesmo acelerar a cicatrização após a cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que as pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a este trabalho.
Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachussetts, a teoria do placebo para o sofrimento pode ser aplicada a esse caso. Como criaturas sociais, recorremos a uma variedade de comportamentos relacionados a dor. A reclamação, por exemplo, funciona como um "placebo para conseguir satisfação", afirma Flaherty, usar o blog para "botar a boca no mundo", expressar insatisfações e partilhar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.

Um comentário:

  1. Entendeu agora porque eu tenho um blog?
    Agora tudo faz sentido!Foi por isso que escolhi jornalismo também! haha
    beeijos

    ResponderExcluir