segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Caminhar reduz o risco de derrame em mulheres"


Mulheres que caminham pelo menos 2 horas por semana ou que costumam andar rapidamente ( 5 KM/h ou mais), tem risco significativamente menor de desenvolver um acidente vascular cerebral (AVC)- popularmente conhecido como derrame-do que as que não costumam praticar atividade física.
A afirmação é de Jacob Sattelmain, da Faculdade de saúde Pública de Harvard, principal autor do estudo.
As mulheres que caminharam em passos acelerados apresentaram risco de 37% menor do que qualquer tipo de AVC. As que andaram mais de 2 horas por semana tiveram risco 30% menor, ambas em comparação com mulheres sedentárias.
No caso do AVC hemorrágico, os riscos foram 68% menos para as que caminharam vigorosamente e 57% menor para as que andaram pelo menos duas horas por semana.
"A atividade física é um comportamento importante para a prevenção do AVC. Trata-se de um hábito essencial para promover a saúde e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Caminhar é apenas uma forma de atividade física", diz Jacob.
Os autores do estudo acompanharam 39.315 mulheres, com idade média de 54 anos, que participaram de um levantamento nacional sobre saúde feminina. A cada 2 ou 3 anos, as participantes descreveram as atividades físicas conduzidas em horas de lazer no ano anterior.
As atividades envolviam caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer exercícios aeróbicos e praticar esportes. Atividades ocupacionais domésticas ou comportamentos sedentários não foram considerados.
"O acidente vascular cerebral é a terceira principal causa de incapacidade. Por conta disso, é muito importante identificar fatores capazes de modificar riscos", disse o pesquisador.
Segundo Jacob, os resultados não se estendem aos homens. "A relação entre caminhar e menor risco de AVC ainda é inconsistente entre homens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário