sábado, 24 de abril de 2010

Filhos de pais "bonzinhos" tem mais propensão a beber muito.


Cerca de 10% dos adolescentes e jovens brasileiros de até 18 anos abusam do álcool, segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo mostra que o relacionamento ruim com os pais especialmente com a mãe, é um sério complicador. Uma relação ruim com a mãe aumenta em 61% a chance de o adolescente ser usuário pesado de álcool. Com o pai, este aumento é de 45%.
A diferença pode-se explicar pelo fato de a mãe, na maioria das famílias, estar mais presente em casa- diz o psiquiatra José Carlos Galduróz, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, coordenador da pesquisa.
O pior é que muitos pais, para não entrarem em conflito com os filhos, deixam eles soltos demais, sem impor limites. A pesquisa mostrou que o pai ou a mãe muito "bonzinhos", aqueles que deixam o adolescentes fazer tudo, é prejudicial nesta relação jovem/álcool. Na verdade, estes pais não são "bonzinhos" ou "liberais', mas sim omissos.
Para ser pai ou mãe, é preciso ter responsabilidade e participar da vida do filho. Saber onde vai, com quem vai, a que horas volta etc... O jovem sente que alguém se preocupando com ele, e isto é positivo. Cria uma relação de confiança- diz o psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário