terça-feira, 20 de abril de 2010

"Gene da obesidade está associado também ao Mal de Alzheimer."


Um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que um gene ligado à obesidade presente em quase metade dos europeus ocidentais, pode estar também associado com a degeneração cerebral, aumentando o risco do Mal de Alzheimer.
A redução do volume cerebral eleva os riscos relacionados às condições como este tipo de demência, disseram os cientistas comandados por Paul Thompson.
Para fazer a pesquisa, Paul e seus colegas produziram mapas em três dimensões, dos cérebros de 206 caucasianos, idosos e saudáveis.
Os cientistas descobriram um padrão de volume cerebral reduzido em portadores de uma sequência de DNA específico (alelo), localizada dentro do gene associado com massa gorda e obesidade.
Os déficits cerebrais resultantes da redução de volume do cérebro tornam as pessoas mais vulneráveis ao Mal de Alzheimer.
Em comparação ao grupo controle, os participantes pesquisados apresentaram uma redução média de 8% no tecido do lobo frontal e 12% nos lobos occipitais.
"O resultado é que esse gene tão prevalente não só aumenta uma polegada na sua cintura, como também faz seu cérebro parecer 16 anos mais velho", disse Thompson.
Segundo os autores do estudo, as diferenças com relação aos demais voluntários não são atribuídas a outros fatores ligados à obesidade, como nível de colesterol, diabetes e pressão alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário