terça-feira, 30 de março de 2010

"Mau humor frequente, pode ser Distimia"


O mau humor pode ser ocasional, gerado por circunstâncias que esbarram nos limites individuais como fome, sono e cansaço. Mas quando o mau humor se torna frequente, existe a possibilidade de ser uma doença psiquiátrica: a Distimia, um estado depressivo, com falta de prazer, de alegria e que dura por pelo menos 2 anos. "A doença não chega a impedir alguém de realizar atividades diárias", explica Frederico Porto, médico psiquiatra e nutrólogo.
O mal humorado está sempre reclamando e vê somente o lado negativo de tudo. "Os sintomas da distimia e da depressão são os mesmos, porém menos intenso. Assim como outros transtornos de humor, a distimia tem um traço genético e acontece 2 vezes mais em mulheres", diz Porto.
Os distímicos tem mais chance de desenvolver um quadro depressivo grave. "Muitas vezes o processo se inicia lentamente. A pessoa não se lembra quando começou, se na infância ou adolescência e ela pode achar que isso é normal e não procurar tratamento", alerta o psiquiatra.
Normalmente os distímicos são tratados com medicamento, junto à psicoterapia. "O paciente aprende a criar hábitos saudáveis, que melhoram o humor, como atividade física, técnicas de relaxamento e métodos para lidar com pensamentos e crenças negativas. Quando isso acontece, o medicamento pode ser suspenso", explica Porto.

5 comentários:

  1. minha mulher ficar sempre de mau humor que faço

    ResponderExcluir
  2. Olá... Tenho 16 anos... e sou muito mau humorado... e isso acaba atrapalhando minha vida na sociedade, mas de modo algum sou negativista ou coisa parecida, por exemplo, eu fico excessivamente nervoso, sem paciencia alguma, tem objetivamente haver com isso?
    Por favor me ajude, estou a tempos tentando descobrir isso. Isso me perturba muito, é como uma doença, deito-me feliz e acordo "grilado".

    ResponderExcluir
  3. Oi Douglas! Claro que não posso fazer um diagnóstico pelo Blog, mas se isso te incomoda tanto e interfere na sua vida (isso é horrível), acho que valeria a pena voce consultar um psiquiatra, que ele pode detectar o problema e com uma conduta médica, melhorar muito o sintoma e até fazer desaparecer, o que melhorará muito sua qualidade de vida! Boa sorte! Um abraço, Maria Silvia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou muito mau humorada e negativa a maior parte do tempo, me irrito fácil e choro sozinha por estar irritada demais
    Acabo sendo vista como chata por alguns.
    Gostaria de entender porque sou tão mau humorada... Se eu perco a vontade de algo eu mucho e fico muito fria ... Triste... E choro :/

    ResponderExcluir