terça-feira, 9 de março de 2010

"A quimioterapia muda o metabolismo do cérebro."


O Dr. Daniel Silverman, encarregado da farmacologia médica na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles é o autor da pesquisa que demonstra que a quimioterapia causa mudanças no metabolismo e no fluxo sanguíneo do cérebro durante pelo menos 10 anos depois do fim do tratamento.
Isso pode ser a causa da desorientação mental que vários sobreviventes do câncer relatam
"As pessoas que foram tratadas com quimioterapia, muito frequentemente tem dificuldade para se concentrar e lembrar coisas ou tarefas que devem executar, como podiam faze-lo antes do tratamento", diz Daniel.
"Nosso estudo mostra pela primeira vez que os doentes que sofrem com estes sintomas, tem alterações específicas do metabolismo cerebral em uma área essencial do córtex frontal", acrescentou.
Das 21 mulheres que participavam do estudo e que sofreram uma intervenção cirúrgica para extirpar um tumor maligno no seio, entre 5 e 10 anos antes, 16 foram tratadas com quimioterapia pouco depois da operação para evitar uma reincidência da doença.
Estes cientistas submeteram as mulheres e um grupo controle, a uma tomografia para examinar o seu cérebro, enquanto faziam exercícios de controle mental e de memória.
"Efetivamente, o cérebro das mulheres que foram tratadas com quimioterapia trabalhou mais intensamente que o do grupo controle para memorizar as mesmas informações", disse Silverman.
Os especialistas calculam que pelo menos 25% das mulheres que tiveram câncer no seio e se submeteram à quimioterapia, tem sintomas de confusão mental, mas segundo um estudo recente da Universidade de Minessota, esta taxa seria de 82%, afirmam os autores da pesquisa, publicada na edição on-line do Jornal Breast Cancer reserch and Treatment.

4 comentários:

  1. Obrigado , esta materia me ajudou muito , pois é o que eu sinto .
    Depois da quimio tenho falta se concentraçao , perda de momoria .
    bjs

    ResponderExcluir
  2. A pessoa que já passou por duas sessões de quimioterapia corre o risco de apresentar sintomas semelhantes a quem acabou de sofrer um AVC? Tipo ficar com a voz embolada e falar coisas desconexas à maneira de se expressar normal como era de costume antes de passar pelo tratamento e, também, ficar impossibilitado de se locomover sozinho, sem ajuda?

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe esta na sua segunda sessao de quimio, apos 3 cirurgias. Ela está extremamente agressiva e pessimista. Nunca foi assim. Isso pode ser resultado da quimio? Isso é normal?

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe esta na sua segunda sessao de quimio, apos 3 cirurgias. Ela está extremamente agressiva e pessimista. Nunca foi assim. Isso pode ser resultado da quimio? Isso é normal?

    ResponderExcluir