segunda-feira, 15 de março de 2010

"Quando os lapsos de memória podem indicar patologia."


É comum os idosos terem dificuldades de lembrar determinados eventos. Se esses esquecimentos não aumentam ou pioram lentamente, os médicos os consideram sintomas normais do envelhecimento. Usando imagens de imageamento, pode-se observar pequena redução do volume cerebral e certa limitação das atividades do lobo frontal.
Quando aparecem os distúrbios cognitivos leves, a recorrência dos lapsos é maior. Além disso, os pacientes tem problemas para memorizar acontecimentos atuais. Seus cérebros apresentam atrofia, em especial, no hipocampo e no lobo temporal. A atividade do córtex cingular posterior e do lobo temporoparietal.
A evolução desse tipo de distúrbio é variável e deve ser acompanhada de perto por um médico.
Quando os problemas de memória e alterações anatômicas do cérebro aumentam rapidamente, é quase certo que o diagnóstico seja a Doença de Alzheimer. O quadro de sintomas incluem além da perda de memória anterior, os pacientes tem dificuldade de memorizar novas informações.
Os exames de imagem mostram nítida diminuição do tamanho do hipocampo desses pacientes , bem como do córtex cingular posterior e do lobo temporoparietal. Na fase final da doença, as lesões comprometem também todo o córtex frontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário