sexta-feira, 26 de março de 2010

"Psicoterapia é eficaz para o tratamento de doença auto-imune


Um estudo publicado no último exemplar da revista científica "Psychoterapy and Psychosomatics", e realizado por um grupo de cientistas espanhóis, demonstrou que a terapia cognitivo comportamental(TCC), apresenta eficácia no tratamento de pacientes que sofrem de lúpus e altos níveis de estresse diário.
A realização da terapia cognitiva comportamental, reduz, significativamente a incidência de distúrbios psicológicos e melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Esses ganhos ocorrem, ainda que , ressaltam os pesquisadores, o tratamento psicoterápico não resulte em redução significativa do índice de atividade do lúpus eritematoso sistêmico.
O estresse crônico piora a qualidade de vida dos pacientes com lúpus, afetando o seu estado físico e psicológico.
Quarenta e cinco pacientes com lúpus e alto nível de estresse diário foram aleatóriamente designados para um grupo controle ou para uma terapia de grupo.
O segundo grupo submeteu-se a terapia cognitivo-comportamental, que constituiu em 10 sessões semanais consecutivas.
Foram avaliados 4 variáveis afetando os dois grupo: (1) stress, ansiedade, depressão, (2) índice de atividade do lúpus eritomatoso sistêmico, sintomas somáticos e número de manchas, (3) anti-corpos anti n DNA, frações de complemento C3 e C4 e (4) a qualidade de vida.
As variáveis foram avaliadas no início do estudo e , a seguir, aos 3, 9 e 15 meses.
Os pesquisadores verificaram uma redução significativa do nível de depressão, ansiedade e stress diário no grupo que recebeu a psicoterapia, além de uma melhoria significativa na qualidade de vida e redução nos sintomas somáticos durante todo o período de acompanhamento.
Também foram verificadas alterações significativas nos parâmetros imunológicos e na incidência dos distúrbios psicológicos, levando os cientistas a recomendarem a terapia cognitivo-comportamental para o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico.
Ainda que a redução do índice de atividade da doença tenha sido pequeno, o bem estar dos pacientes melhorou significativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário