terça-feira, 23 de março de 2010

"A sensação de anonimato que os óculos escuros provocam, podem levar a desonestidade."


Uma pesquisa publicada na Revista Psychological Science, realizada por um grupo de cientistas canadenses e norte-americanos mostra que uma sensação de escuridão- que pode ser induzida pelo simples ato de usar óculos escuros- pode gerar uma sensação ilusória de anonimato, levando a uma maior incidência de comportamentos desonestos.
A pesquisa mostra que os adultos parecem ter a mesma sensação que as crianças que brincam de esconde-esconde e fecham os olhos por acreditarem que assim seus colegas não poderão vê-las.
Os experimentos mostraram que a sensação de escuridão, mesmo a sutil "escuridão" oferecida por um óculos de sol, desencadeia a crença de que estamos imunes à atenção dos outros e à sua inspeção, abrindo caminho para as atitudes antiéticas.
Os cientistas Chen-Bo Zhong e Vanessa K. Bohns, da Universidade de Toronto, e Francesca Gino, da Universidade da Carolina do norte, realizaram 3 experimentos para testar se a escuridão pode induzir comportamentos desonestos e egoístas.
No primeiro experimento, os participantes foram divididos em uma sala bem iluminada e outra mal iluminada. Os dois grupos receberam um exercício matemático para o qual, a cada resposta correta que encontrassem poderiam retirar $0,50 de um envelope.
Embora não tenha havido diferença de desempenho real entre os dois grupos, os participantes da "sala escura", ganharam mais dinheiro, ou seja, eles pegaram mesmo quando não tinham direito a ele.
No segundo experimento, um grupo de participantes recebeu um par de óculos escuros e o outro recebeu óculos claros.
Cada pessoa tinha 6 dólares, que deveriam ser alocados para si próprio ou para um estranho pedinte muito ostensivo, o que não fosse doado ficaria para ela. Os participantes que usavam óculos escuros foram mais egoístas, doando significativamente menos do que aqueles que usavam óculos claros.
No terceiro exemplo, os cientistas repetiram a experiência anterior e então mediram o grau em que os participantes se sentiram anônimos durante a tarefa. Mais uma vez, os usuários de óculos escuros deram significativamente menos dinheiro e, além disso, os que usavam óculos de sol, relataram o sentimento de anonimato durante o experimento.
Em todos os três experimentos, a sensação de escuridão não teve qualquer influência sobre o anonimato real, mas aumentou a incidência de comportamentos moralmente questionáveis.

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