sexta-feira, 19 de março de 2010

"Mudanças cerebrais podem ser induzidas de forma voluntária."


Cientistas de Universidade de Londres, na Inglaterra, provaram pela primeira vez a ocorrência de mudanças no cérebro humano causados por ondas cerebrais naturais, induzidas por treinamento.
As mudanças significativas na neuroplasticidade do cérebro foram observadas após a formação de ondas cerebrais alfa. Os pesquisadores demonstraram que meia hora de controle voluntário dos ritmos do cérebro é suficiente para induzir uma mudança duradoura na excitabilidade cortical e na função intracortical ou medular.
Depois de décadas difundindo a imagem do cérebro como sendo uma máquina da qual a mente emerge (determinismo químico), os cientistas agora já colecionam uma longa lista de achados que mostram que a "maquina cerebral" é ela própria influenciada, e até moldada, pela consciência, ou pela mente, embora estejamos longe de ter uma conceituação amplamente aceita do que seja mente.
Na pesquisa os cientistas utilizaram sensores conhecidos como estimuladores magnéticos transcranianos (TMS), não invasivos para rastrear se qualquer mudança tangível na função cortical ocorreria em resposta a uma única sessão de auto-regulação das ondas cerebrais.
O experimento foi feito com a aplicação de um rápido pulso magnético externamente ao couro cabeludo para estimular o córtex motor, produzindo uma contração muscular que se manteve proporcional ao nível da capacidade de resposta neural do córtex.
Os cientistas observaram que a resposta cortical que se segue à ativação pelo neurofeedback foi significativamente melhorada e acompanhada por uma desinibição da função sináptica intracortical de até 150%.
Tais efeitos persistiram pelo menos 20 minutos após o término do treinamento, um período indicativo de mudança da neuroplásticidade.
Os resultados da pesquisa foram publicados no importante European Journal of Neuroscience.
A atual descoberta pode ter implicações importantes para futuras terapias não farmacológicas para desordens cerebrais associadas a ritmos corticais anormais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário