segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Já nos primeiros meses de vida, os bebês já desenvolvem a empatia."


Um trabalho publicado no periódico Biology Letters, e realizado no Centro para Estudos do Cérebro e Desenvolvimento Cognitivo da Universidade de Londres, e coordenado pela pesquisadora Victoria Southgate, provou que aos 9 meses de idade, os bebês ativam a região motora do cérebro que fazem os espelhamentos neuronais que são uma habilidade cerebral que faz que nos sintamos exercitando uma tarefa mesmo que não façamos pessoalmente, mas incorporando o movimento de outras pessoas em nível mental.
A pesquisadora e sua equipe, observaram esse padrão monitorando as atividades cerebrais de bebês ao fazerem ou simplesmente olharem a manipulação de brinquedos. As reações eram gravadas pelo eletroencéfalograma, exame que mede as atividades elétricas do cérebro, para posterior análise.
O fato de o exame mostrar que os bebês prediziam as atividades, ou seja, que seu sistema motor replicava paralelamente aquelas realizadas por alguém próximo, e que essas informações os ajudavam a dar continuidade em ações começadas por outras pessoas, mostrou aos pesquisadores que essa habilidade cerebral é o primeiro passo em direção a uma futura socialização. Para os bebês, esse tipo de espelhamento neuronal é a base para que eles estejam preparados para uma atividade colaborativa que será importante para seu aculturamento.

2 comentários:

  1. Olá!!

    As pesquisas são muito interessantes!!Nos ajudam a cuidar e educar melhor nossos filhos!!
    Poderia me indicar um bom livro sobre temperamento difícil?Minha filha está com 3 anos, e quer mandar em todos em casa!Tenho um menino de 9 anos e ela quer mandar em tudo que ele faz!
    Não passo a mão na cabeça dela.Traço limites, mas ela é bem resistente!
    vivian-floreselivros.blogspot.com
    *desejo um 2011 repleto de Paz,Amor, Saúde e Realizações!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivian, obrigado pelos elogios com relação ao blog, que bom que voce está gostando.
    Um autor que eu acho que nos ajuda muito a refletir sobre a educação de nossos "danadinhos adoráveis", é o Içami Tiba. Ele tem uma escrita clara e bem acessível.
    Espero que ajude e coloco-me à disposição para outras "dicas".
    Um grande abraço e um excelente 2011 a voce e toda sua família.
    Maria Silvia
    Obs. desculpe não responder no seu blog, mas não consegui.

    ResponderExcluir