quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Stress faz com que o ranger dos dentes durante o sono aumente."


Um levantamento realizado nos Estados Unidos, detectou que nos anos de 1970 a prevalência de pessoas com bruxismo ( ranger involuntário dos dentes), era de 12,5%. Dez anos depois passou para 25% e na década passada o índice alcancou 33%. a previsão é que em 2010 mais da metade dos americanos apresentem o problema. No Brasil embora não exista pesquisa,acredita-se que os números sejam semelhantes aos dos Estados Unidos.
Ainda sem causa conhecida, acredita-se que o stress seja o principal responsável por estimular o bruxismo,que ocorre principalmente durante o sono.
A odontologista Maria Giraki e sua equipe da Universidade Henrich Heine,em Dusseldorf, Alemanha, realizaram um estudo que confirma essa teoria.
Foram acompanhados, em seu estudo, 69 pessoas , entre as quais 48 rangiam os dentes. Os voluntários usaram um fino filme plástico nos dentes superiores durante 5 noites seguidas. Com base no desgaste do material foi possível não só avaliar quem apresentava o problema,mas também com que intensidade haviam apertado a arcada dentária.
Entre outras coisas, os pesquisadores perguntaram aos participantes sobre o stress na vida profissional e pessoal, assim como sobre seu estado de saúde. Como resultado observou-se que: quem se estressava com frequência no dia a dia ou passava por problemas ou mudanca em aspectos importantes da vida, rangia mais os dentes à noite. Problemas com colegas de trabalho ou com o chefe, estavam em segundo lugar na lista de fatores de risco,seguido de limitacões físicas,como doenca e cansaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário