quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Pesquisadores brasileiros recuperam movimentos em ratos paraplégicos."


Cientistas brasileiros do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, criaram uma nova técnica que permitiu que ratos paraplégicos voltassem a andar.
O método é uma combinação entre o uso de células-tronco com exercícios físicos intensos.
O estudo foi realizado através das lesões provocadas por traumas na coluna de ratos, que foram divididos em dois grupos: um começou o tratamento 48horas após a lesão,e outro, 14 dias depois do trauma. No local dos ferimentos, foi injetado um preparado de células-tronco retiradas da medula óssea dos próprios ratos. Uma vez no organismo, as células tronco se transformaram em células neurais e ajudaram a regenerar as regiões afetadas.
Paralelamente, os ratos foram submetidos a um trabalho de condicionamento muscular intenso, com 6 sessões semanais de exercícios na piscina, de uma hora de duração cada.
Em uma escala que vai de zero (animais totalmente paralisados)a 21 (mobilidade excelente),alguns foram do nível 2 para o 17 em 45 dias. Quase todos conseguiram recuperar parte dos movimentos das patas traseiras, mesmo quando a terapia foi implementada "tardiamente".
"Isso mostra que é possível recuperar os movimentos mesmo após a estabilização da lesão", disse a criadora do método, Katherine Athayde de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário