quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"Estudo sugere que amamentação pode melhorar a inteligência das crianças."


Um estudo australiano feito com mais de mil crianças e relatado pelo site especializado MedPage Today, demonstra que crianças de 10 anos que haviam sido amamentadas por pelo menos 6 meses, tiveram resultados melhores em teste-padrão de leitura, matemática e grafia, em comparação com crianças amamentadas por períodos mais curtos.
O estudo foi coordenado por Wendy Oddy, do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil da Universidade do Oeste da Austrália.
"Nosso estudo adiciona provas crescentes de que a amamentação por pelo menos 6 meses, tem efeito benéfico para o melhor desenvolvimento da criança", escreveram Oddy e seus colaboradores.
A relação entre amamentação e desenvolvimento cognitivo é atribuída aos nutrientes presentes no leite materno- principalmente ácidos graxos- poli-insaturados- que ajudam no crescimento de membranas celulares do cérebro e de neurônios.
O estudo levou em consideração os outros fatores que também influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil e disse ter tentado controla-los entre as crianças estudadas. Com isso, foi possível observar também que índices menores de educação materna e renda prejudicavam o desempenho das crianças.
Em contra partida, as que liam mais durante a idade de 3 a 5 anos, tiveram melhores resultados nos testes de leitura e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário