quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Em que momento, os bebês comecam a dormir o tempo todo?"


A pesquisadora, Dra. Jacqueline Henderson, da University of Canterbery, na Nova Zelândia, relata através de um novo estudo, que cerca de metade dos bebes irão dormir a noite inteira cerca de 2 a 3 meses após o nascimento.
"A partir de 5 meses, e para algumas famílias antes, pais podem realisticamente esperar experimentar um período de sono ininterrupto e substancial"disse a Dra. Jacqueline. "É claro que alguns pais com menos sorte,não conseguirão descansar até o primeiro ano de vida da criança", diz.
Para somar ao conhecimento limitado em relação a habilidade da criança de manter um sono ininterrupto, a Dra. Henderson e seus colaboradores olharam para padrões de sono através do primeiro ano de vida de 75 recém-nascidos a termo e saudáveis.
Os pais mantiveram um diário por seis dias a cada mês durante 12 meses, com a acuracia checada por vídeo.
Os pesquisadores acharam que o aumento mais rápido no sono ininterrupto ocorreu entre 1 e 4 meses,durante os quais os bebes gradualmente aumentaram seu tempo de cochilo por cerca de 3 horas.
Com 5 meses de idade, metade das crianças dormiam das 10 da noite até as 6 da manhã.
Com 12 meses, 85% dos bebes estavam dentro deste critério- mas 1 em cada 4 ainda não dormiam de 10 da noite às 6 da manhã.
Dr. Sadeh da Tel Aviv University,em Israel, que estava envolvido no estudo, é um psicólogo clínico com experiência em criança e família, e notou que ferramentas de promoção do sono poderiam incluir a criação de ambiente de sono que seja quieto, escuro e com temperatura apropriada, mantendo rotinas consistentes e horários para dormir,encorajando o bebê a dormir e acordar em seus berços com pouca ajuda,e gradualmente ir aumentando os intervalos entre as alimentações noturnas.
"Pais deveriam estar conscientes do processo de desenvolvimento pelo qual as crianças aprendem a dormir a noite com interrupções mínimas,eles ocorrem muito rapidamente durante os 6 primeiros meses", adiciona Sadeh.
E se eles não vêem uma tendência na direção de um sono melhor durante esses meses, ele adicionou, fatores clínicos ou físicos podem estar representando um papel na perturbação do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário