sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Estudos indicam que a fé é um fenômeno biológico."


Dois experimentos recentes, que utilizaram imageamento cerebral por ressonância magnética funcional, demonstraram que a fé é um fenômeno biológico.
Salomons e colaboradores, investigaram de que maneira a crenca no controle da dor pode alterar a percepcão da dor.Os sujeitos do experimento foram divididos em 2 grupos,que seriam submetidos a estímulos dolorosos com 2condicões diferentes.
O primeiro grupo, foi induzido a crer que poderia reduzir a duracão do estímulo da dor através do controle de um joystick. As respostas cerebrais nesta condicão foram comparadas a respostas obtidas quando essas pessoas realizavam a mesma tarefa,mas tendo sida previamente informadas de que o joystick estaria desconectado do estímulo.
Os resultados foram surpreendentes: em diversas áreas cerebrais ativadas pelo estímulo doloroso,observou-se uma reducão significativa da atividade neural quando os indivíduos falsamente acreditavam controlar o estímulo. Essa reducão foi acompanhada de uma correspondente diminuicão da dor percebida, indicando que a sensacão dolorosa é modulada pela crenca na sua inevitabilidade.
Outro experimento parecido, conduzido por Waner e colaboradores investigou o efeito da administracão de um placebo na percepcão dolorosa. Observou-se que a dor se reduzia quando os sujeitos experimentais errôneamente acreditavam ter recebido a aplicacão de um creme analgésico, e aumentando quando eram informados de que se tratava apenas de um creme hidratante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário