sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Faces do Transtorno Bipolar".



Expressões faciais tem impactos diferentes em crianças com transtorno bipolar, revela estudo realizado no Hospital Bradley, em Providence, Estados Unidos, publicado no Bipolar Disorders.
A amostra era composta por 45 crianças entre 7 e 17 anos: 23 com transtorno bipolar e 22 sem diagnóstico de doença psiquiátrica. Elas passaram por testes em que viam retratos com diferentes expressões de emoção, enquanto seu cérebro era monitorado por ressonância magnética funcional(RMF).
As crianças bipolares apresentavam maior atividade no córtex orbitofrontal, ligado à irritabilidade e impulsividade, quando olharam para retratos que expressavam raiva. Além disso, recordaram menos faces que as crianças saudáveis, particularmente as que mostravam rostos com medo. "Nossos resultados sugerem uma base neural para a fase de mania, que nas crianças costuma se manifestar como excesso de irritação, e levantam questões interessantes sobre os tratamentos disponíveis", diz o psiquiatra infantil Daniel P. Dickstein.

Um comentário:

  1. Muito interessante o estudo. Espero que mais coisas surjam na utilização de ressonância e que esse mecanismo de pesquisa seja acessível. Parabéns.

    ResponderExcluir