segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"Bebês desenvolvem importante capacidade social aos 5 mêses."


Aos 5 meses de idade, os bebes desenvolvem uma importante capacidade social, designada por atenção conjunta(observam o mesmo objeto com o adulto), revela um estudo publicado na revista "Biology Letters".
O termo "atenção conjunta", refere-se à capacidade que demonstram os indivíduos para coordenar a atenção com um interlocutor social em relação a algum objeto ou acontecimento; uma alteração nessa habilidade inicial, e especialmente uma capacidade deficitária para iniciar a atenção conjunta, é um dos principais sintomas do Autismo.
No estudo liderado por Tobias Grossmann e Merk Johnson de Berkbeck da University of London, usando um programa de computador, mostraram aos bebes imagens de rosto de um adulto que olhava para ele e depois desviava o olhar para um objeto ao seu lado, de modo a criar atenção conjunta para este objeto. A um outro grupo de bebes foram mostradas imagens do rosto de um adulto que não faziam contato visula com eles.
Enquanto decorria a experiência, foi usada uma técnica conhecida como "espectroscopia de infravermelho próximo"(NIR, sigla em inglês) para examinar que áreas do cérebro do bebê eram ativadas quando, em conjunto com o adulto, prestavam atenção ao objeto.
Os investigadores verificaram que os bebes envolvidos nesta atenção conjunta com o adulto utilizam uma região específica do cérebro conhecida como "córtex pré-frontal esquerdo", uma área do cérebro envolvida em comportamentos cognitivos e sociais complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário