terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Cantar ajuda na recuperação da fala após um AVC(acidente vascular cerebral).


Um estudo publicado na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em San Diego, na Califórnia, mostrou que ensinar pacientes vítimas de um derrame cerebral (ou AVC), a cantar, pode "reconectar" seus cérebros e ajuda-los a recuperar a fala.
Segundo os pesquisadores, o canto, usa uma área diferente do cérebro que a área envolvida na fala.
Se a "área da fala",é danificada em um derrame, os pacientes poderiam aprender a usar a "área do canto" em seu lugar.
segundo os pesquisadores, um estudo clínico em andamento teria mostrado como o cérebro responde a esta "terapia de entonação melódica".
O coordenador do estudo e neurologista Gottfried Schlaug, da Escola Médica de Boston, foi a primeira a combinar esta terapia com exame do cérebro com imagens, que "Mostram o que está realmente acontecendo no cérebro", quando os pacientes aprendem a cantar suas palavras.
Durante as sessões de terapia, os pacientes aprendem a colocar suas próprias palavras em melodias simples.
Segundo Schlaug, após uma única sessão com pacientes de derrame que não eram capazes de formar nenhuma palavra inteligível aprenderam a dizer a frase "estou com sede" combinando cada sílaba com uma nota de uma melodia.
"A música pode ser um meio alternativo para envolver partes do cérebro que não são envolvidas normalmente", afirmou Schlaug.

Nenhum comentário:

Postar um comentário