sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Os extrovetidos tem menos chance de desenvolver doenças inflamatórias associadas ao stress".


Um estudo da Universidade de Rochester, Estados Unidos, concluiu que a extroversão é um traço de personalidade que parece proteger o organismo de doenças inflamatórias associadas ao stress.
A pesquisa realizada com 103 voluntários com 40 anos ou mais, mostrou que os extrovertidos- mais focados no mundo que os rodeia e mais felizes quando ativos, e na companhia de outras pessoas- apresentam níveis mais baixos de interleucina 6, molécula do sistema imunológico e marcador de processos inflamatórios que estão presentes em doenças como aterosclerose, artrite reumatóide e até Alzheimer. Nos introvertidos- mais tímidos e orientados para si- os níveis desse mensageiro químico foram significativamente mais elevados.
Os pesquisadores admitem, entretanto, que o resultado não é uma prova de relação de causa e efeito, embora trabalhem com a hipótese de que traços de personalidade possam influenciar respostas imunológicas a estímulos nocivos do ambiente, como tem sido sugerido por outros estudos nessa área que já vem sendo chamada de "cognição imune e neural".

Nenhum comentário:

Postar um comentário