segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"A soneca após o almoço estimula a aprendizagem."


Pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, demonstra que 1 hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo ampliar os processos cognitivos.
Por outro lado, quanto mais horas o indivíduo permanece acordado, mais "preguiçoso", se torna, o seu cérebro( perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%).
"O sono não apenas corrige os prejuízos decorrentes de privação de sono, mas em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca", disse Mattew Walker, um dos autores da pesquisa.
Os pesquisadores examinaram 39 adultos jovens, divididos em 2 grupos, um dos quais cochilava à tarde. Ao meio dia, todos os participantes foram submetidos a rigorosos exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias. Os resultados dos dois grupos foram equivalentes.
Às 14 horas, o primeiro grupo começou um período de sono médio de 90 minutos, enquanto o outro permaneceu acordado. Às 18 horas, os dois grupos foram submetidos a nova rodada como a anterior. O grupo que cochilou, não apenas foram melhor, como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.
Os resultados reforçam as hipóteses de que o sono é necessário para "limpar" a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações.
"É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais "mensagens", disse Walker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário