Pesquisadores do Instituto da Mente, na Universidade da Califórnia, entre outros cientistas, estão tentando desenvolver uma pílula para aliviar sintomas, de uma doença genética chamada, Síndrome do cromossomo X frágil, a causa mais comum de atraso mental e uma das formas conhecidas de Autismo.
A síndrome pode causar desde dificuldade de aprendizado, a um problema cognitivo mais grave, além de dificuldades emocionais e de comportamento. O defeito genético interrompe uma das bases da aprendizagem : a forma como as células respondem a experiências formando conexões entre elas, as chamadas sinapses. Nas pessoas com a síndrome a sinapse não está danificada, mas é muito imatura para funcionar corretamente." O processo de aprendizado desta pessoas é muito mais difícil, mas não impossível, porque a sinapse não apresenta defeito importante"- disse o pesquisador Stephen Warren, especialista em genética da Universidade de Emory, que descobriu o gene alterado do X frágil. O objetivo das drogas usadas em fase experimental é reforçar as sinapses para tornar o aprendizado mais fácil e o comportamento próximo do normal.
"Os cientistas estão seguindo de perto essas experiências porque apontam um caminho promissor para resolver também alguns tipos de Autismo"- disse a doutora Andrea Beckel- Mitchener, do Instituto Nacional de Saúde Mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário